sábado, 9 de novembro de 2013

A EAD e o mundo atual.

Ao findar as tarefas designadas para a realização do Desafio Profissional, observa-se perante as leituras feitas, acompanhamento dos blogs e da interação ocorrida através dos comentários dos post, que a era é da Educação a Distância e de suas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
De acordo com os textos publicados  pela  professora Liliam Silva em seu blog, o primeiro aborda  a Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação a Distância, onde ela diz ser simples compreender que as tecnologias não podem e nem devem ser consideradas boas ou ruins no contexto das ações pedagógicas voltadas à aprendizagem. E ao ler seu texto, constata-se que ainda há muito a ser feito em prol da Educação a Distância - EAD, é preciso enxergar a realidade, pois uma grande parte de pessoas,  não se sentem preparados para utilizar de maneira construtiva as TICs, há muito a aprender. Mas, não só os alunos, e sim, a própria instituição de ensino, a qual na maioria das vezes não faz uso de recursos que permitam a total interação entre aluno e as TICs. O rompimento desta interação acontece no momento em que as instituições de ensino, preferem oferecer o conteúdo de suas plataformas tecnológicas e impossibilitando a interação entre aluno x instituição, aluno x tutor, aluno x aluno e por fim aluno x TICs.
O segundo texto aborda a Aprendizagem Digital do Século XXI, ela diz que à partir da segunda metade do  século XX, o conhecimento passou a ser o produto mais cobiçado por todos, e a educação formal se transformou a via de acesso para adquiri-lo. Esta aquisição não só promoveu e vem promovendo desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, mas também vem colaborando na construção da cidadania. Ela coloca também que, a realidade já em pleno século XXI, remete-se a um mundo que se transforma a todo momento de forma rápida, principalmente por estarmos inseridos em um cenário de novas práticas sociais, comportamentais, relacionais e principalmente educacionais, que no caso agora são existentes e originadas pela inserção de Tecnologias de ponta que preenchem as escolas e toda a sociedade. Algo que deve ser salientado  é o  que diz em seu texto,  sobre a necessidade de se desenvolver competências, tendo como pilares, o saber atuar com autonomia, o saber usar recursos interativos, permitindo com isso, criar novas possibilidades de práticas pedagógicas e didáticas.
No terceiro publicado a professora Liliam Silva, aborda o tema de Crenças e Verdades sobre Educação a Distância, no qual afirma que, nada tem mais potencial para  desenvolver as pessoas do que oferecer a elas um ensino eficaz e acessível,  que possibilite a aquisição de trabalho e consequentemente melhores aquisições de trabalho e consequentemente melhores condições de vida. A educação a distância - EAD vem crescendo vertiginosamente, e segundo previsões de especialistas daqui dois ou três anos teremos um imenso aumento em smartphones, o que permitirá  às pessoas acesso a Educação online.  Ao analisar o conteúdo de seu texto, percebe-se que a EAD é uma modalidade de ensino que está revolucionando o método ensino-aprendizado, onde o aluno é o sujeito do seu processo de aprendizagem, de maneira que ele, não mais recebe o conteúdo pronto para estudar, e sim, recebe instrução online de como encontrar seu conteúdo e como pesquisar novos assuntos relacionados ao seu tema de estudo, enriquecendo desta maneira seu conhecimento.
Ao contextualizar o Novo Cenário da Educação a Distância no século XXI,  conduz o seu leitor  à uma análise interessante do mundo da complexidade e da  imprevisibilidade, as quais diferenciam os seres humanos de seus ancestrais. E ao analisar a linha do tempo da história da humanidade, observa-se a evolução humana e tem-se a certeza de que, o homem vive um momento muito singular, resultado de inúmeros fatores, como a alta tecnologia que invadiu intensamente sua vida e lhe deu grande mobilidade, lhe encurtou distâncias, lhe encurtou fronteiras e fez que grandes problemas pudessem ser discutidos e compartilhados em rede, e assim, perante este novo cenário da Educação do século XXI, conclui-se que há muito a aprender, muito  conhecimento ha adquirir, afinal tudo no mundo atual, gira em torno da tecnologia e cabe a cada um, atualizar-se e acompanhar os avanços das TICs.



Nenhum comentário: