domingo, 10 de novembro de 2013

Módulo A e suas disciplinas.

Para realizar esse Desafio Profissional foi necessário o estudo das três disciplinas, as quais são pertencentes ao Módulo A do Curso de Pós-graduação em Metodologias para a Educação a Distância - EAD - Universidade Anhanguera. Primeiro estudamos a disciplina "EAD no Brasil e no Mundo". Autor Professor João Mattar. Esta disciplina funciona como introdução à Educação a Distância (EAD), seus assuntos são abordados de uma perspectivas geral. Seu objetivo é preparar o aluno para as disciplinas seguintes, e os seguintes assuntos abordados serão: A) O significado da Educação a Distância; B) Os momentos mais importantes da história da EAD; C) A história da EAD no Brasil, as características gerais do mercado e alguns dados estatísticos; D) Iniciativas como a UAB - Universidade Aberta do Brasil e E) Os usos da EAD em diferentes setores e modalidades, incluindo atividades como design instrucional. Em segundo lugar estudamos a disciplina "Fundamentos, Políticas e Legislação em EAD. Autores Professor Dr. José Manuel Moran e a Professora Cláudia Benedetti. Através do estudo desta disciplina adquiri-se informações enriquecedoras em relação ao que rege um projeto institucional de EAD, pois a Educação a Distância é importante como projeto institucional, previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. E como aluno de um curso de Metodologias e Gestão para a Educação a Distância, é importante conhecer os seguintes tópicos: A) Os fundamentos, as políticas e a Legislação da EAD; B) As principais diretrizes que envolvem a questão da EAD; C) Os processos de avaliação e credenciamento de cursos a distância; D) O que é EAD e seus fundamentos; F) Os principais modelos existentes e G) A legislação atual. E por último estudamos a disciplina "Referenciais de Qualidade na Educação Superior a Distância". Autora Jucimar Roesler. O conceito  de qualidade tem sido entendido historicamente como um conjunto de ações que foram planejadas e supervisionadas de modo a garantir determinado controle para que o produto ou serviço cumpra os objetivos a que se destina. Neste caso,  buscamos alcançar  qualidade na Educação oferecida a Distância. Para isso é necessário: A) Compreender os referenciais legais para a oferta de cursos a distância e B) Identificar, na legislação da educação a distância, os pressupostos para a oferta desta modalidade de ensino.
Para fechar o estudo do módulo A, um trecho que remete  a um resumo de todo conteúdo abordado nas disciplinas, o art. 1o; do Decreto Presidencial 5.622/2005, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias  de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades  educativas em lugares diverso e tempos diversos. (BRASIL, 2005)

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